sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PETROBRAS FINANCIA TECNOLOGIA PARA MONITORAMENTO DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), localizado em Natal (RN), começou, esta semana, a testar um moderno sistema para monitoramento de concentrações do gás de efeito estufa (CO2) e outros contaminantes atmosféricos, como óxido de nitrogênio (NOx), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono e ozônio.

O equipamento, denominado Differential Optical Absorption Spectroscopy (DOAS), será usado no monitoramento em tempo real da qualidade do ar no entorno de usinas termelétricas que utilizam diferentes tipos de combustíveis (gás natural, óleo combustível e diesel) para geração de energia elétrica.

O DOAS foi desenvolvido na Suécia pela empresa Opsis e faz parte de um projeto de pesquisa e inovação do CTGAS-ER financiado pela Petrobras. Esse projeto consiste na avaliação comparativa com métodos convencionais cujos custos e tempo de resposta são altos e com ganhos adicionais na interpretação e aquisição simultânea dos parâmetros de qualidade do ar.

O monitoramento das emissões gasosas dos processos de combustão e da qualidade do ar é uma exigência dos órgãos ambientais e está definido em Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Fonte: Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário