quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Casimiro de Abreu recebe Agenda 21 como município do entorno do Comperj

Até junho deste ano, outros 12 municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro terão suas Agendas 21 Locais.

Depois de Teresópolis, foi a vez de Casimiro de Abreu receber, nesta terça-feira (15/02), a Agenda 21 dos municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A iniciativa de responsabilidade socioambiental da Petrobras, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, colabora para estruturar modelos sustentáveis de desenvolvimento nas localidades envolvidas e esclarece o papel de cada setor social no processo.

”O real significado da Agenda 21 é a participação da sociedade no contexto social e político. Um verdadeiro exercício de cidadania. Já o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável serve como norteador dos esforços de todos em prol do desenvolvimento do município”, diz Ricardo Frosini, representante da Petrobras e coordenador do projeto de implantação de Agendas 21 Locais na região.

A Agenda 21 é um plano de ação participativo, elaborado mediante a mobilização de todos os setores da sociedade em torno de um diagnóstico do município e de um planejamento do futuro com foco no desenvolvimento sustentável. O projeto abrange áreas como meio ambiente, saneamento, habitação, transporte, segurança, educação, saúde e cultura. As ações concretas previstas pela Agenda devem ser empreendidas pela sociedade civil e pelos governos em escalas global, nacional e local.

“Vamos trabalhar juntos, unindo forças com a população, que é peça-chave no processo de planejamento. Vamos nos empenhar ao máximo para colocar em prática as ações da Agenda. Cada área contemplada será estudada de modo a definir estratégias específicas que atendam os anseios da população”, garante Antonio Marcos, prefeito de Casimiro.

Até junho deste ano, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim e Tanguá terão suas Agendas 21 Locais lançadas. O lançamento da primeira Agenda, em Teresópolis, foi realizado em dezembro do ano passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário