terça-feira, 12 de abril de 2011

Diálogos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Tetra Pak e o Cempre, em parceria com a Envolverde, realizam o evento "Diálogos - Política Nacional de Resíduos Sólidos - Embalagens Pós-Consumo e Responsabilidade Compartilhada". O debate, que será realizado no dia 13 de abril, das 8h às 13h, contará com a presença de representantes de empresas, governo e entidades sociais, além de renomados jornalistas. A programação já está disponível no site do evento: www.envolverde.com.br/dialogos.


Para o diretor do Cempre, André Vilhena, a maior vantagem que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) traz, é acabar com o conflito entre leis locais, pois até então “em cada lugar se dizia uma coisa”. Ele aponta que boa parte das empresas brasileiras se relaciona de alguma forma com a questão dos resíduos, portanto há muito que comemorar com esse ordenamento.

A reciclagem há tempos faz do Brasil um exemplo para os países em desenvolvimento, não só pelos números de resíduos coletados, como também por promover a inclusão social de famílias de baixa renda, cada vez mais organizadas em cooperativas de catadores. André Vilhena conclui que “o modelo brasileiro é ajustado ao triple bottom line da sustentabilidade”, e no final reduz o impacto dos materiais no ambiente, por meio de uma atividade econômica que gera inclusão social. O tripé economia, sociedade e ambiente “faz do Brasil uma referência internacional”, frisa Vilhena. “Mas ainda falta organizar essa cadeia”, ressalva.

Fonte: Instituto Ethos

Nenhum comentário:

Postar um comentário