terça-feira, 10 de maio de 2011

Maricá lança Agenda 21 Local com apoio da Petrobras e da prefeitura da cidade

Projeto Agenda 21 Comperj tem o objetivo de criar e fomentar o desenvolvimento de processos nos 14 municípios sob influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.

Na última sexta-feira (06/05), Maricá lançou a sua Agenda 21 Local, com apoio da Petrobras e da Prefeitura Municipal da cidade. A iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento sustentável nos municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em construção em Itaboraí.

O lançamento ocorreu no Palladon Festas e contou com a participação do representante da Petrobras e coordenador geral do projeto Agenda 21 Comperj, Ricardo Frosini, além dos coordenadores Locais da Agenda Luciana Andrade, representando o Primeiro Setor (Governo); Vicente Raimundo da Silva, representante do Segundo Setor (empresarial), Izidro Arthou, representando o Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais) e Adilson Pereira da Silva, representante do Setor Comunitário.

A Agenda 21 identifica preocupações e potencialidades locais, resultando num Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) para cada município, abordando itens como educação, cultura, meio ambiente, habitação, saúde, saneamento básico, transporte e segurança, entre outros. Mais informações sobre o projeto e as Agendas Locais estão no site: http://www.agenda21comperj.com.br/.


“A Agenda 21 de Maricá é especial porque passou por diversas etapas. A primeira foi a de sentar e ouvir, com muita humildade, o que cada um tem a dizer. Este livro é a prova de que todos chegaram a um denominador comum, sobre o que deve ser feito.”, afirmou Ricardo Frosini. “Temos um plano de ação a ser executado, que depende da ação de todos. Portanto, é hora de cada um que trabalha com educação, cultura e demais setores pôr as mãos à obra, para que participem desse processo, se dedicando à Agenda 21”, completou.

“Todos os secretários estão engajados em implementar essas importantes ações no município. A população, a sociedade civil e os empresários têm de se unir para conseguirmos uma Maricá sustentável”, destacou uma das coordenadoras da Agenda 21 de Maricá, Luciana Andrade.

O projeto Agenda 21 Comperj tem o objetivo de criar e fomentar o desenvolvimento de processos de Agenda 21 Local em cada um dos 14 municípios sob influência direta ou indireta do Complexo Petroquímico. Além de Maricá, Saquarema, Guapimirim, São Gonçalo, Tanguá, Casimiro de Abreu e Teresópolis, a Agenda 21 abrange os municípios fluminenses de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Magé, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito e Silva Jardim, que também irão lançar suas respectivas Agendas até julho.

Fonte: Petrobras - Empreendimentos - Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário