segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como fazer o composto orgânico



Cascas de frutas, verduras e legumes, borra de café, cascas de ovo, isso tudo é lixo não é mesmo? Não. Você está jogando fora elementos importantes que, na medida certa só trazem benefícios para suas plantas e jardim. Que tal aprender a usar tudo isso?

O húmus, resultado da fermentação desses materiais orgânicos, é um composto de microorganismos que geram nutrientes fundamentais para as plantas. E o melhor: você consegue fazer tudo isso de uma forma natural e equilibrada sem uso de aditivos químicos que prejudicam o solo e sua família.

Você pode fazer o húmus utilizando um pedaço de terra do seu quintal ou mesmo um vasilhame grande, de plástico ou madeira. Se você for usar o recipiente, faça furos nas laterais para facilitar a passagem de ar ou se preferir, compre uma composteira pronta em lojas especializadas. Todo o processo levará em média 90 dias.

A partir de então, comece a juntar todos os resíduos e coloque-os em camadas alternadas (cascas de ovos, borras de café, cascas de legumes e frutas) com camadas de terras ou folhas. Cuidado apenas com as feitas diretamente no chão, que devem ser cobertas com lona para evitar aparecimento de moscas e outros animais.

Durante a primeira semana, mexa bem a mistura todos os dias, depois no mínimo uma vez por semana. Como fungos e bactérias estarão agindo é comum o monte aumentar a temperatura, para diminuir o aquecimento e manter a umidade, molhe de dois em dois dias mas, não deixe encharcar.

Seu composto orgânico estará pronto para uso quando apresentar uma aparência homogênea, sem o cheiro ruim e mantendo a temperatura ambiente. Para melhorar a qualidade do composto, você pode acrescentar esterco de animais. Feito isso, é só misturar o húmus à terra do jardim ou dos vasos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário