terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PRIMEIRA USINA A GÁS NATURAL ESTÁ ALIADA COM O MEIO AMBIENTE


A Wärtsilä Brasil, multinacional finlandesa da área de energia, e a Linhares Geração S.A, inauguraram no dia 23 de dezembro, a Usina Termelétrica (UTE) Linhares (ES). A planta utiliza exclusivamente o gás natural, um combustível que emite menos poluente e gases de efeito estufa por unidade de energia gerada quando comparado a alternativas a carvão ou óleo combustível. O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes.

A usina da Wartsila é a maior termelétrica da América Latina já construída e operada pela empresa acionada por motores movidos exclusivamente a gás. Em entrevista à Nicomex Notícias, o diretor de Power Plants da Warstila brasil, Jorge Alcaide, afirma que o Brasil precisa ter várias fontes de energia e não uma só. O diretor garante que, com a demanda do pré-sal e gás natural, o país só tende a crescer cada vez mais. “Não podemos ficar esperando que São Pedro nos ajude, temos que ter outras fontes de energia, como a usina a óleo, a gás natural”.

Os recursos e a área ocupada para a instalação de uma usina termelétrica são menores que os necessários para a construção de hidrelétricas. A UTE faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terá capacidade de geração de 204 MW, energia suficiente para atender uma cidade com 600 mil habitantes. “A matriz energética brasileira é a melhor do mundo, e a base de energia nos Estados Unidos e China são as térmicas” disse o diretor.

Para a construção da UTE Linhares não houve necessidade de supressão vegetal e na sua área de influência direta não existem comunidades tradicionais, áreas de preservação permanentes, unidades de conservação de qualquer natureza, espaços ambientalmente sensíveis, espécies ameaçadas de extinção ou sítios arqueológicos. Jorge diz ainda que toda usina tem impacto ambiental como: os gases provenientes da queima do combustível que devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local, além da água aquecida que precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas.

Juiz de Fora já usa combustível renovável

Primeira termelétrica do mundo a usar o combustível renovável para geração de energia elétrica, a UTE Juiz de Fora é na verdade uma usina flex (bicombustível). A unidade, instalada no Distrito Industrial de Benfica, em Juiz de Fora (MG), tem capacidade instalada de 87 MW. A UTE JF faz parte do parque gerador da Petrobras, que tem capacidade instalada de 7.028 MW. A Petrobras é a oitava maior geradora de energia elétrica do país em capacidade instalada, com 14 usinas termelétricas a gás natural (5.820 MW), 12 a óleo (892 MW) e 15 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) - (316 MW).



Nenhum comentário:

Postar um comentário