sábado, 21 de agosto de 2010

Revista Fortune lista empresas que mais cresceram na crise

Na crise econômica que atingiu o mundo e em especial os Estados Unidos nos últimos anos, o panorama para muitas empresas foi extremamente difícil, com estagnação ou mesmo retração em seu desenvolvimento. No entanto, algumas companhias exibiram grande crescimento, e a revista Fortune listou nesta sexta-feira as 100 corporações da América do Norte que mais evoluíram no período.

A líder do ranking é a mineradora de ouro canadense Eldorado Gold, que apresentou um retorno de 119% em ganhos por ação (EPS, em inglês), um aumento de vendas totais de 47% e retorno total de 46%. A única companhia do ramo na América do Norte que adquiriu duas minas na China tem também negócios no Brasil, na Turquia e na Grécia, e "mesmo se o preço do ouro cair drasticamente seguirá lucrando", segundo a publicação.


O segundo lugar ficou com a Green Mountain Coffe Roasters, vendedora de pó de café, que incorporou a Diedrich Coffe e a Tully's, duas populares marcas do segmento. A empresa cresceu 55% em suas vendas, superando a marca de US$ 1 bilhão em produtos. Ainda assim, está distante da líder Starbucks no mercado.




Entre as empresas mais famosas, a Apple é a que figura na melhor colocação, ocupando o 18º posto na lista. A companhia de Steve Jobs teve ganho de 55% por ação, um aumento de 34% nas vendas e um retorno total 27% maior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário