quarta-feira, 29 de junho de 2011

Petrobras anuncia principal descoberta no pré-sal de Campos


A Petrobras anunciou nesta terça-feira a descoberta de dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço exploratório 1-REPF-11A-RJS, informalmente conhecido como Gávea. Segundo a companhia estatal, "esta descoberta é a principal realizada no pré-sal da Bacia de Campos".

A Repsol Sinopec (união entre empresas da Espanha e China) é a operadora do consórcio, com 35% de participação, em parceria com a norueguesa Statoil, com 35%, e com a Petrobras, com 30%. O poço, localizado a 190 km da costa do Rio de Janeiro, foi perfurado pelo navio sonda de última geração Stena Drillmax I, em águas de 2.708 m e atingiu a profundidade final de 6.851 m.

O volume descoberto, entretanto, não foi informado pelo consórcio. Até o momento, o chamado Parque das Baleias é o maior reservatório do pré-sal da bacia de Campos, com estimativa de reservas de 3,5 bilhões de barris de petróleo equivalente após a abertura de seis poços, segundo a Petrobras. Com os primeiros dois poços, as estimativas do Parque das baleias eram de 1,5 a 2 bilhões de boe.

"O consórcio está analisando os resultados obtidos no poço, antes de continuar com o processo de exploração e avaliação da área", informou a Petrobras em nota nesta terça-feira. A Repsol Sinopec é a companhia estrangeira líder em direitos de exploração nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, segundo a Petrobras, participando em 16 blocos, dos quais é operadora em seis.





Nenhum comentário:

Postar um comentário