quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Balanço dos oito anos de governo Lula destaca ações econômicas e sociais



Balanço dos oito anos do Governo Lula destaca ações econômicas e sociais

Num ato que considerou de trabalho, e não de despedida, o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, prestou homenagem nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto, a todos os que ajudaram a construir as ações do governo nos últimos oito anos. Um documento com o balanço das ações do governo no período de 2003 a 2010 foi disponibilizado na internet. Leia abaixo trechos do discurso do presidente.

“Eu queria prestar uma homenagem àqueles companheiros que, durante oito anos ou durante alguns meses ou durante alguns dias, se dedicaram a construir o que nós plantamos.

Em relação à democracia participativa, nunca houve tanta interlocução com a sociedade sobre os rumos do governo, a elaboração e o acompanhamento das políticas públicas.

Todos os setores sociais, trabalhadores e empresários da cidade, do campo e de todas as regiões do Brasil, tiveram e têm cada vez mais acesso ao Estado brasileiro.

No plano econômico comprovamos, na prática, que era possível combinar crescimento, estabilidade e distribuição de renda, multiplicando as oportunidades profissionais e sociais.

Atingimos recordes sucessivos na criação de empregos formais e chegamos a 15 milhões de vagas com carteira assinada, desde 2003.

As taxas de desemprego estão no menor nível em décadas: 6,1%. Pela primeira vez temos mais trabalhadores formais do que informais, e mais trabalhadores na Previdência Social do que fora dela.

Criamos o Bolsa Família e uma série de outras ações desencadeadas pelo Fome Zero que garantiram aos brasileiros, pelo menos, três refeições diárias.

Fortalecemos a agricultura familiar e os moradores mais pobres do meio rural. Hoje, eles contam com crédito, garantia de compra de sua produção, luz elétrica e programas como o Territórios da Cidadania.

Pela primeira vez, o Brasil é credor externo e emprestou ao FMI.

O Brasil retomou sua capacidade de planejar o seu desenvolvimento e, hoje, segura nas mãos as rédeas do seu próprio destino.

O PAC transformou o país em um imenso canteiro de obras. Ele mudou a cara de nossas cidades, oferecendo moradia digna e bairros decentes à população. Desobstruiu gargalos de nossa infraestrutura e reativou diversos setores, antes praticamente abandonados, como as indústrias naval e ferroviária.

As transformações que estão ocorrendo na Amazônia sinalizam também o horizonte promissor do Brasil frente aos desafios ambientais do século XXI. O Brasil foi responsável por 74% das unidades de conservação criadas no mundo desde 2003.

Consolidamos nossa posição como potência da agroenergia. Nosso etanol, que já era o mais competitivo, agora conta com garantias ambientais, graças ao zoneamento agroecológico e conta também, cada vez mais, com garantias trabalhistas e sociais, obtidas por meio de um compromisso nacional que assegura os direitos de quem trabalha no setor.

Investimos fortemente na educação, e o fizemos de forma sistêmica, beneficiando todos os níveis de ensino, da pré-escola à pós-graduação. Em oito anos, criamos 14 universidades e 126 campi no interior do país; criamos 214 escolas técnicas; com as bolsas do ProUni, pagamos estudo a 750 mil jovens em faculdades particulares.

Na área de ciência e tecnologia, o Brasil passou a Rússia e a Holanda na publicação de artigos científicos em revistas especializadas.

A exploração soberana das riquezas do pré-sal, conforme a regulamentação definida pelo governo, assegura essa evolução ao destinar grande parte dos recursos do seu Fundo Social à expansão e qualificação da educação neste país, e cria uma gigantesca poupança interna, capaz de promover a eficiência da nossa economia e a erradicação definitiva da miséria neste país.

Nós somos a nação da Copa do Mundo de 2014, nós somos a nação da Copa das Confederações, nós somos a nação da Olimpíada em 2016.”

O balanço está disponível no endereço eletrônico www.secom.gov.br/sobre-a-secom/publicacoes/balanco-de-governo-2003-2010

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário