sábado, 25 de dezembro de 2010

SENAR tem papel importante no Projeto Biomas


Presidente da CNA reforça o compromisso do Sistema CNA/SENAR
na capacitação de produtores e preservação do meio ambiente
Ao apresentar o Projeto Biomas, na Conferência do Clima -COP 16, em Cancun, a Presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, reforça a importância da participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR no processo de implantação das vitrines tecnológicas. "Vamos iniciar o treinamento de técnicos por bioma. Esses técnicos vão acompanhar a transposição da pesquisa feita nas vitrines tecnológicas para a área de produção", disse.

A coordenadora do Projeto Biomas na CNA, Cláudia Mendes Rabello, explica que o projeto possui cinco planos de ação para ser implantados nos seis biomas brasileiros. Em um deles, é formada uma rede de pesquisadores que irá propor os experimentos com foco na utilização de árvores e esses serão implantados em áreas selecionadas nos biomas. Dos experimentos surgem novas alternativas de produção, que serão apresentadas aos proprietários rurais nas chamadas vitrines tecnológicas. Após a constatação do sucesso das soluções propostas pelos pesquisadores, elas são transferidas para a área produtiva. "Será determinado o sucesso da solução sempre que houver alinhamento entre produção e preservação do meio ambiente. Os pesquisadores darão os subsídios para o SENAR transmitir o conhecimento adquirido no bioma estudado. O SENAR, com sua metodologia, vai formar os multiplicadores que capacitarão os produtores rurais", comenta Cláudia.

O tema "preservação do meio ambiente" não é novidade para o SENAR, segundo Andrea Barbosa Alves, chefe do departamento de educação profissional e promoção social do SENAR. "Todos os nossos cursos trabalham a questão do meio ambiente, mesmo que seja de forma transversal. Temos cursos específicos, de reflorestamento, por exemplo. Mas também informamos sobre o descarte correto das embalagens no curso de aplicação da agrotóxicos", conta.

O curso sobre meio ambiente também é oferecido, gratuitamente, pelo Sistema CNA/SENAR no Portal de Educação à Distância - EAD SENAR. Para saber mais sobre o curso, basta acessar


Outras notícias sobre a participação da CNA na COP 16 no link





Nenhum comentário:

Postar um comentário