terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza completa 10 anos

Foi realizado no último final de semana, no Rio de Janeiro, o Seminário 10 Anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc). Em dois dias de evento, foi apresentado um balanço sobre os avanços na implementação do sistema nacional, que tem hoje 310 unidades de conservação federais cadastradas, 398 estaduais e 60 municipais. Houve também uma retrospectiva do processo de construção da Lei nº 9.985/2000. Os participantes e debatedores discutiram, ainda, os novos desafios que se impõem ao sistema, como a sua contribuição para o desenvolvimento econômico.

Durante o seminário, foi lançado o Panorama da Conservação da Biodiversidade Costeira e Marinha, que apresenta um inédito levantamento sobre a representatividade dos ecossistemas costeiros e marinhos dentro do Snuc. É o primeiro mapeamento com estimativas da área e do respectivo percentual de cada ecossistema costeiro sobreposto às unidades de conservação, federais e estaduais existentes no Brasil. A convenção estabeleceu um mínimo de 10% da área dos ecossistemas protegidos por meio de Unidades de Conservação (UC).

Ainda como parte das comemorações pelos 10 anos da Lei nº 9.985/2000, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinará vários atos no dia 14 de dezembro, no Parque Nacional de Brasília. Entre eles, o reconhecimento de áreas protegidas na Amazônia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais; termo de referência com a Caixa Econômica Federal para implementação do Plano de Mosaico do Grande Sertão Veredas; e planos de manejo de UCs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário